Caraterização da Freguesia

ACTIVIDADES ECONÓMICAS

As principais actividades económicas que se desenvolvem nesta freguesia fundam-se nos serviços, na hotelaria, na construção civil e na pastorícia.

A indústria na Freguesia de Santa Maria é antiga, datando do século XVII, relaciona-se toda ela com a existência de abundantes rebanhos na Serra da Estrela, que lhe forneciam a lã e com a privilegiada força motriz através da abundante água que corre pelo rio Zêzere, nasceram algumas unidades fabris junto do rio como por exemplo: São Gabriel. Nas últimas décadas esta situação sofreu consideráveis alterações.

O setor primário continua a ver o seu efectivo reduzir-se progressivamente. É caracterizado pela existência de uma agricultura envelhecida, de carácter tradicional e de complementaridade e auto-subsistência, com pequenas explorações agrícolas e pastoris.

O setor secundário distribui-se nas actividades imobiliária, transportes, comunicações, no alojamento, na restauração e comércio a retalho.

Relativamente aos serviços, estes surgem na administração pública, (administração local, educação e saúde) e na actividade financeira.

Com o encerramento da SOTAVE em 2005 (empresa de lanifícios), que era a grande empregadora no Concelho de Manteigas, A Freguesia de Santa Maria viu aumentar o desemprego, que no censos de 2001 era praticamente nulo.

Hoje a Freguesia vê a sua população jovem maioritariamente com habilitações técnicas ou académicas, procurar emprego fora do Concelho de Manteigas.

DSCF3810 Maiode20082 Vermelhos